domingo, 10 de junho de 2012

Impressões sobre SophiA e Ex Libris


No decorrer de duas aulas da disciplina Automação e Informação ministrada pelo Professor José Eduardo Santarem Segundo no curso de Ciências da Informação e da Documentação da Universidade de São Paulo ocorreram duas palestras que visaram a apresentação dos softwares SophiA e dos produtos Ex Libris. Estas foram realizadas por desenvolvedores e funcionários das empresas mencionadas. Sendo assim, a visão apresentada foi de divulgação e promoção de seus produtos.
A primeira visita ocorreu no dia 14 de maio de 2012 pelos desenvolvedores do software SophiA. A linha de softwares SophiA foi desenvolvida pela empresa Prima Informática e é atualmente utilizada por mais de 2500 clientes. São mais de 12 anos de experiência da empresa no desenvolvimento de softwares para gestão de bibliotecas.
O software SophiA, além de ser uma ferramenta que organiza dados, melhora a qualidade de atendimento ao cliente, transforma informações em resultados, contribui para o aprimoramento do desempenho de sua equipe e fornece informações gerenciais para o suporte das decisões estratégicas da sua instituição. Conta com relatórios gerenciais desenvolvidos no padrão do MEC para autorização e reconhecimento de cursos. Os relatórios possuem filtros de período e biblioteca, para alguns, há possibilidade de serem gerados com quebra por semestre e englobam: números de empréstimos por curso; acervo por área do conhecimento e forma de aquisição; bibliografia dos cursos; acervo por área do conhecimento; acervo por tipo de material; números de empréstimos por tipo de usuário.
A Prima Informática consegue fornecer licenças e suporte a um custo acessível e compatível com o tamanho da organização.
Os serviços web possuem uma interface customizável que permite à organização, adequar seu terminal ao padrão visual do site da instituição. Pode-se criar um perfil e senha para cada operador do sistema, com permissões específicas, assim, é possível acompanhar as ações de cada operador por meio de filtros e relatórios gerenciais. O software também permite, por meio de uma API de web services, a integração com outros sistemas usados na instituição, assim, não é necessário cadastrar usuários em dois sistemas distintos, pois o sistema de gestão exporta os dados para o SophiA.
O SophiA Biblioteca possuí capacidade ilimitada de registros; Acesso por número ilimitado de operadores simultâneos para consulta e cadastro; Adoção de padrões estabelecidos para área da biblioteconomia: AACR2, ABNT, MARC 21; Adoção de padrões internacionais para intercâmbio de dados: MARC 21, ProtocoloZ39.50, ISO2709, Protocolo OAI-PMH; Múltiplos idiomas disponíveis; Disponibilização de consulta e serviços via internet, em ASP ou PHP; Controle de acesso ao sistema definindo perfis de usuários e permissões para inclusão, edição ou exclusão de registros e auditoria com log de operações; Gestão de acervo e políticas de circulação em múltiplas bibliotecas pertencentes a uma mesma rede; Definição de configurações gerais (por instituição) e locais (por biblioteca); Não requer conhecimento prévio do formato MARC. O SophiA Biblioteca possui um exclusivo sistema de conversão online do padrão AACR2 (nível 3) para MARC-21 e vice-versa.

No dia 21 de maio de 2012 durante a aula de Automação e Informação ocorreu a segunda palestra realizada com funcionários da empresa Ex Libris com o objetivo de apresentar aos alunos, os produtos desenvolvidos por ela. O grupo Ex Libris é pioneiro em automação para bibliotecas, centros de documentação e informação. Oferece um software completo para a gestão e distribuição de materiais impressos, digitais e/ou eletrônicos. O Ex Libris atende a bibliotecas de diferentes tipos e tamanhos, sua arquitetura é aberta e com suporte para padrões de interoperabilidade, o que permite ser um software flexível, personalizável, fácil de manter e gerenciar. Também pode ser implementado de forma autônoma, ou integrado a um acervo já existente.
Um dos sistemas oferecidos pela Ex Libris e adotado pela Biblioteca Central da USP Ribeirão Preto (BCRP) é o Aleph. Algumas de suas características:

1. Variedade de opções de busca: Bases lógicas que oferecem aos clientes da biblioteca a opção de escolher uma parte específica de seu catálogo, como periódicos, uma biblioteca específica, ou ainda materiais audiovisuais.

2. Opção de auto registro para os serviços de DSI (Disseminação Seletiva da Informação).

3. Ferramenta integrada "Pasta Virtual": Permite que os clientes da biblioteca organizem e controlem uma lista de citações localizadas no uso do OPAC da Web do ALEPH 500.

4. Módulo de Catalogação: Integra funções de catalogação com todas as demais funções do sistema. Todos os dados são armazenados em Unicode e o sistema é compatível com uma série de formatos MARC (CNMARC, Mab, MARC21, UNIMARC, etc.).

5. Integração dos módulos de Aquisição e de Periódicos (processos de aquisição, registro de faturas, cobranças de atrasos e recebimento de materiais).

6. Módulo de Circulação: Permite que a equipe de funcionários acesse todas as funções com um único clique do mouse ou um comando equivalente do teclado. Para determinar a data e hora da devolução, a política de empréstimo do módulo examina os status de item e de usuário definidos pela biblioteca, além de verificar o calendário de funcionamento.

7. Módulo de Empréstimos Entre Bibliotecas: Permite administrar os pedidos imediatos e não imediatos criados pelos usuários e funcionários.

Através dessas informações que nos foram passadas podemos concluir que há softwares e produtos disponíveis no mercado que possuem um alto padrão para automatizar os serviços e processos realizados nas bibliotecas. As empresas Prima Informática e Ex Libris possuem serviços que satisfazem grande parte dessa necessidade.

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